Um Ano Inesquecível -Outono (2020)
O roteiro do filme foi adaptado por Keka Reis, ex-estudante de RTVI na Unesp Bauru e Finalista do Prêmio Jabuti 2017 (Foto: Amazon Prime Video)
Ludmila Henrique
As estações no hemisfério sul não são bem delimitadas. Dias e noites atravessam calor e frio, mergulham entre chuva e sol e repousam sobre uma brisa suave no fim de tarde. Apaixonar-se no município de São Paulo acontece quase da mesma forma: fugaz e repentino. No musical Um Ano Inesquecível - Outono, dirigido pelo ator Lázaro Ramos (Ó, Paí, Ó, 2007), acompanhamos um amor outonal brasileiro, sem tons alaranjados, mas ainda muito aconchegante.
Um Ano Inesquecível é uma quadrilogia de filmes lançada pelo Prime Video, adaptada do livro homônimo, que reúne uma série de contos definidos por uma estação do ano. Escritas por quatro autoras brasileiras – Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e Thalita Rebouças –, as comédias românticas foram gravadas em diferentes regiões do Brasil e da América Latina.
Adaptando o romance de Babi Dewet, Outono segue a trajetória de Anna Júlia (Gabz), uma jovem aspirante a advogada, que deseja melhorar o mundo – ou, pelo menos, sua parte do mundo. Embora seu nome seja letra de canção, não há nada que Anna Júlia odeie mais do que música. Até que, um dia, ela conhece João Paulo (Lucas Leto), um artista independente apaixonado por melodias.
Artistas como Lulu Santos e o rapper Rael fazem pequenas aparições no filme (Foto: Prime Video)
O longa-metragem segue por escolhas inusitadas e, por vezes, duvidosas. Um musical sobre odiar música é uma delas. Entrelaçar a narrativa dos personagens a partir dessa diretriz, evidentemente, não foi uma das decisões mais eficazes da produção e resultou na queda de qualidade de algumas canções da trama. Quando falamos de um musical, a trilha sonora é, muitas vezes, mais importante do que a própria história que está sendo contada.
Ainda assim, as letras integram boa parte da composição do filme. O longa celebra o trabalho de grandes compositores e artistas da MPB, como a banda Los Hermanos – uma referência direta ao nome da protagonista – e Cassiano, cuja canção Coleção é interpretada com primor pela cantora IZA, que assume o papel de Pattie, mãe de Anna Júlia. Isso evidencia o talento do elenco; no entanto, as músicas autorais, que deveriam ser mais marcantes dentro da narrativa, não se mostram memoráveis no mesmo nível que esses grandes clássicos nacionais.
Além disso, a fotografia também deixa a desejar. O romance entre Anna Júlia e João Paulo acontece, especialmente, no coração de São Paulo – a Avenida Paulista. Mas o conforto do outono e da paixão dos jovens se perde entre prédios, chuvas e muros de concreto. A trama se dissolve no cinzento, assim como o retrato da cidade se apresenta em seus dias mais comuns. É difícil retratar uma estação como o outono em um município pouco arborizado, sendo que a queda das folhas é um dos principais símbolos desse período.
Gabz ficou conhecida pelo seu papel como Viola na novela Mania de Você (2024) [Foto: Prime Video]
Antes de interpretar Sardinha na telenovela Vale Tudo (2025), Lucas Leto deu vida a João Paulo. Músico sonhador que não tem medo de sonhar. Mesmo nas piores situações, ele prefere perder tudo a desistir de sua verdadeira paixão: a música. Leto, assim como o seu personagem, transmite uma energia contagiante, um carisma que atravessa a tela e alcança o público. Embora sua narrativa não seja o foco principal, ele constrói uma personalidade memorável e querida após a exibição.
Talvez o instinto de liberdade do cantor tenha assustado Anna Júlia no início, já que ela prefere uma rotina mais regrada e segura. Sua postura está sempre sendo observada pelo olhar de sua chefe, à la Miranda de O Diabo Veste Prada, Sofia (Larissa Luz), uma mulher de fato muito malvada, mas que também representa a figura da mulher negra forte, que mesmo ocupando cargos de liderança ainda precisa se afirmar para ser respeitada.
Além da liberdade, a personalidade de João Paulo também se aproxima, de forma boa e ruim, da imagem materna de Anna Júlia, a principal razão para a protagonista detestar música. Pattie também era artista e decidiu seguir o sonho de ser cantora em vez de cuidar da própria filha, por isso a protagonista guardou essa mágoa durante anos. Se a música tirou dela a pessoa que mais amava no mundo – a mãe –, então também seria capaz de tirar tudo que há de mais especial em sua vida.
Todos os filmes da quadrilogia de Um Ano Inesquecível estão disponíveis no Prime Video (Foto: Prime Video)
Compreender que a decisão tomada por sua mãe foi, na verdade, uma questão de proteção, foi a chave de virada para a trajetória da protagonista. No fim das contas, Anna Júlia não odiava música, odiava a ausência dela. Sendo um filme sobre amor e amadurecimento, Um Ano Inesquecível - Outono mostra a importância de fazer as pazes com o passado para seguir em frente com o próprio caminho, assim como as folhas caem para florescerem novamente em outro momento.
Ficha Técnica:
Nome: Um Ano Inesquecível - Outono (2023)
Gênero: Romance, Drama
Duração: 102 minutos
Distribuidora: Amazon Studios
Produção: Rodrigo Montenegro, Mara Lobão
Direção: Lázaro Ramos
Onde Assistir: Amazon Prime Video